VISITAS DE CAMPO

SANTA RITA DO SAPUCAÍ / MG

Antes de sua participação no II Fórum Mundial de Produtores de Café, preparamos um roteiro especial em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, para que possa conhecer fazendas centenárias, a produção e colheita dos grãos, que se diferenciam pelo sabor, qualidade e tradição da cafeicultura de montanha.

Os visitantes farão um tour pelas fazendas, que possuem o Selo Mantiqueira de Minas - Indicação Geográfica de Origem, e subirão as montanhas onde estão os pés de café, para acompanharem a colheita, acompanhados dos próprios cafeicultores. Também terão a oportunidade de conhecer os processos pós colheita e ainda serão recebidos com um delicioso café, preparado especialmente para recebê-los.

Quer viver uma experiência diferenciada no mundo do café? Então venha para a Mantiqueira de Minas, região onde são produzidos cafés especiais consumidos em todo mundo.

Sítio São Sebastião – Cachoeira de Minas

A produção de café no Sítio São Sebastião localizado em Cachoeira de Minas, com altitude entre 865 a 1050 metros acima do nível do mar, começou na década de 1970 com Paulo Pereira da Silva e a esposa Mara Serafim Gomes. No ano de 2003, de olho nas novas tendências da cafeicultura e a desvalorização da cafeicultura tradicional, o casal começou-se a migração para cafeicultura empresarial, para produção de cafés especiais de montanha com as cultivares de Mundo Novo, Catuaí Amarelo, Rubi, Topázio e Catucaí Amarelo.

Desde então, os cafeicultores investiram na melhoria dos equipamentos e implantação de novos maquinários para o benefício de café cereja descascado. A partir de 2009 veio à certificação do sitio pela Certifica Minas Café, onde toda produção segue normas rígidas de qualidade e rastreabilidade, respeitando o trabalhador rural e o meio ambiente.

Após conquistar o selo Mantiqueira de Minas, com a produção de cafés especiais e de pontuação elevada, o Sitio São Sebastião já conquistou vários prêmios e recebe centenas de turistas para conhecerem os cafezais e todo processo de produção implantado no local.


FAZENDA SANTA MARIA – Santa Rita do Sapucaí

A história da produção cafeeira na Fazenda Santa Maria começou no ano de 1915 - século XIX e até hoje é considerada uma das maiores produtoras de café de Santa Rita do Sapucaí e região. Ao longo dos anos, os ensinamentos sobre os processos de produção foi passando dos pais para os filhos e há 10 anos, Dorotéia Rennó Moreira está à frente da administração da propriedade.

O cafezal da fazenda possui o diferencial de sustentabilidade do solo, que vai desde a irrigação, manejo, colheita até o armazenamento. Uma herança afetiva em cada pé de café, na lembrança de um tempo em que precisava subir na escada de bambu para a “panha” dos ponteiros e de lá de cima enxergava-se o tapete de folhas verdes salpicado de pontos vermelhos.

Lembranças que atualmente se transformaram em dedicação, investimento em tecnologia cafeeira traduzidas na produção de cafés especiais que precisam ser experimentados. Todo trabalho de anos também tem a representatividade feminina na fazenda de café, cuidando da lavoura, para que o amor colhido nos grãos seja representado em cada xícara degustada. Uma tradição centenária e que até hoje é fortalecida pela qualidade do café do Sul de Minas.


ROTEIRO

1º DIA (08/07)
07h00 Saída de Guarulhos
10h00 Chegada na CooperRita e café de recepção
10h15 Apresentação da CooperRita
10h30 Cupping
12h00 Almoço
13h30 Saída para o Sítio São Sebastião (Cachoeira de Minas)
14h00 Apresentação do processo de colheita e pós-colheita do café
17h00 Saída para o Hotel Fazenda Vintém (Santa Rita)
19h00 Jantar temático
2º DIA (09/07)
08h00 Saída do Hotel Fazenda em Santa Rita para a Fazenda Santa Maria
08h30 Apresentação da Fazenda e dos processos de colheita e pós-colheita
12h00 Almoço
13h00 Cupping
16h00 Ida ao hotel para banho/ retirar os pertences/ café da tarde
17h00 Saída para a cidade de Campinas
21h00 Chegada em Campinas

Caso haja interesse, preencha e envie os dados abaixo e aguarde o contato de nossa equipe para mais informações.